Bershka expande-se para um novo mercado estreando na Suécia
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Madrid – A Bershka, a segunda maior cadeia da Inditex em volume de negócios, apenas atrás da Zara, adiciona um novo mercado ao seu portfólio com a entrada na Suécia. É neste país do norte da Europa que a marca de moda jovem da multinacional espanhola acaba de iniciar operações, com a abertura da sua primeira loja na capital, Estocolmo.
40 dias. Foi este o tempo exato que demorou a concretizar-se uma das principais iniciativas para o seu crescimento e expansão contempladas pela direção da Inditex para 2025, desde que o próprio CEO da multinacional, Óscar García Maceiras, anunciou, em 12 de março, que a chegada da Bershka à Suécia se destacava entre as estratégias para este ano. Uma estreia que a marca confirmou esta semana e que se concretizou com a abertura da primeira loja Bershka no país escandinavo.
Com uma área de 640 metros quadrados, a nova loja da Bershka na Suécia está localizada no interior do centro comercial Westfield Mall of Scandinavia, em Solna, um dos municípios da área metropolitana de Estocolmo, a capital do país. É nesta região que a Bershka acaba de iniciar operações no canal de varejo físico, ocupando um dos espaços comerciais deste complexo comercial e de lazer, situado junto ao Estádio Nacional Arena, sede da seleção sueca de futebol e palco de inúmeros concertos e espetáculos de grande envergadura. Um centro comercial que, portanto, goza de uma posição estratégica dentro da área metropolitana da capital sueca, e a partir do qual a cadeia de moda jovem passa a enfrentar a oferta de uma vasta lista de outros operadores de moda de destaque, onde não faltam nomes como Calvin Klein, G-Star Raw, Gant, Hugo, Intimissimi, Jack&Jones, JD Sports, Levi’s, Mango, Michael Kors ou Nike.
Sobre esta mesma questão, é especialmente relevante destacar, por um lado, a forte presença da multinacional sueca H&M no centro comercial, onde conta com pontos de venda tanto da H&M como da sua linha de beleza H&M Beauty e da sua linha de casa H&M Home, bem como da sua cadeia &Other Stories; e, por outro, a igualmente notável presença que a espanhola Inditex já detinha no mesmo centro comercial, de onde já operava através das lojas Massimo Dutti, Pull&Bear e Zara. Estabelecimentos aos quais se junta agora esta primeira loja da Bershka no país.
Três linhas de coleções da Bershka
Entrando em mais detalhe sobre as particularidades desta primeira loja da Bershka na Suécia, os 640 metros quadrados de área comercial distribuem-se ao longo da única planta do estabelecimento, no primeiro piso do centro comercial de Solna. Uma área de exposição que se destina à apresentação e venda de todas as três linhas de coleções da marca de moda jovem: Bershka, para moças; BSK, com coleções especialmente dirigidas a meninas pré-adolescentes; e Man, com as coleções masculinas da marca.
Desenvolvido sob um volume de aspecto monolítico, formado a partir da união da fachada da loja, construída num acabamento pétreo, e do seu teto, o design do estabelecimento apresenta-se como uma grande laje, que parece e cria a sensação de flutuar sobre um vazio que se reserva a essa superfície expositiva para a oferta de moda da rede. Estas impressões são potencializadas graças a um teto interior que se desliga do seu perímetro, enfatizando a impressão de estar formando um único bloco com a fachada do espaço comercial, que dirigem os visitantes desde a entrada até ao fundo da loja.
Ao longo de todo este percurso, os clientes da marca que se deslocarem até esta primeira loja da Bershka na Suécia poderão descobrir as diferentes propostas de moda da rede, dispostas em torno dos diferentes ambientes que se procurou gerar no seu interior, graças a uma interessante construção do espaço a partir do design do perímetro da loja. Limites que foram prolongados com relevos que marcam a transição entre as diferentes áreas reservadas para cada coleção, mudanças que são enfatizadas com o uso da diferente seleção de materiais que foram escolhidos para o design da loja, e entre os quais encontramos madeiras, cerâmicas e superfícies pétreas e com aspecto de concreto texturizado.
Estes relevos marcam não só o ritmo da transição espacial, mas também os pontos visuais de referência dentro da loja, graças ao uso indistinto tanto de painéis dinâmicos como de acabamentos monocromáticos em madeira, verde menta e cinza brilhante, a progressão espacial da área termina por desembocar nessa zona final da loja, onde foi disposta a área de caixas e de provadores. Estes, junto a uma área reservada à exposição e venda dos produtos de beleza da cadeia, enquanto que, no que diz respeito às caixas, o seu design foi concebido em forma de ilha autorreferencial, dispondo em torno dela tanto uma zona de caixas assistidas como de self-checkout, tudo em frente a um dinâmico mural construído na totalidade a partir de painéis, com a única exceção de uma lateral que foi reservada à instalação de um ponto para a coleta e devolução de encomendas online. Um espaço que termina oferecendo simetria a toda esta área de caixas, contrapondo-se ao vazio que se gera nessa parte do fundo da loja com a área de acesso aos provadores que foram instalados atrás desse mural composto à base de painéis.
“O conceito da loja procurou unificar o espaço por meio de um teto único que, separando-se do perímetro, nos dá sensação de leveza e nos focaliza o olhar nos pontos importantes da loja”, que foram enfatizados “com elementos pontuais de cor, ou mudanças de direção no mobiliário que auxiliam a entender a mudança de coleções”, assinalam profissionais da Bershka por meio de uma nota. Neste objetivo, “em nível arquitetónico foi trabalhada a fachada como um elemento gerado por lâminas verticais de pedra, que pela sua repetição e mudança de direções” geram “um grande impacto visual”. Uma superfície que “se relaciona diretamente com o plano horizontal que geram o teto e a iluminação da loja, forçando-nos a entrar e percorrer a loja até ao final”.
Crescimento rumo a novos mercados, para 2025
Com esta abertura, e seguindo com o já destacado, a Inditex, empresa-mãe da Bershka, dá um último avanço sobre as suas principais estratégias e iniciativas de crescimento contempladas para este exercício de 2025. Um ano fiscal para o qual se prevê, para além desta entrada da Bershka na Suécia, a chegada também pela primeira vez da cadeia de moda jovem à Dinamarca; um novo mercado que também se contempla que abra neste 2025 a Massimo Dutti, a sua cadeia de moda “premium”. Complementando as estratégias sobre a abertura de novos mercados concebidas para este ano pela Inditex, com a chegada da Stradivarius à Áustria e da Oysho aos Países Baixos e na Alemanha; bem como com as de todas as principais redes de moda da multinacional espanhola ao Iraque. Um país este em que, pela primeira vez, a Inditex abrirá operações, com a abertura dos seus primeiros pontos de venda no país, a partir do centro comercial Iraq Mall de Bagdade.
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- A Bershka, a segunda maior cadeia da Inditex, expande-se para a Suécia com a sua primeira loja em Estocolmo.
- A nova loja de 640 metros quadrados está localizada no centro comercial Westfield Mall of Scandinavia e oferece as três linhas de coleções da Bershka.
- O design da loja procura unificar o espaço e direcionar a atenção para as diferentes coleções, utilizando diversos materiais e elementos visuais.