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Pandora tem plano de resposta a falhas de segurança após ciberataque

By Alicia Reyes Sarmiento

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Negócios
Pandora Oxford Street West Créditos: cortesia Pandora

A marca dinamarquesa Pandora, uma das maiores empresas globais do setor joalheiro, foi vítima de um ciberataque. Embora a empresa tenha esclarecido que não houve comprometimento de dados bancários nem de endereços postais, informações pessoais, como endereços de e-mail, foram roubadas. O caso da Pandora soma-se a uma série de incidentes recentes que afetaram players importantes da indústria. Em julho, a Louis Vuitton confirmou o roubo de dados de clientes no Reino Unido, enquanto em maio foi a Dior que reportou a exposição de informações não financeiras. Na Espanha, El Corte Inglés informou sobre um vazamento de dados pessoais, e empresas como Tendam (Cortefiel) e Hoff também admitiram falhas de segurança, sob extorsão de invasores que exigiam um resgate pelas informações de seus clientes. A lista continua com nomes como Adidas, The North Face e Cartier, evidenciando uma tendência cada vez mais preocupante na indústria. A Pandora FMS, empresa espanhola especializada em monitoramento e segurança da informação, que compartilha o nome, mas não tem vínculo com a joalheria atacada, decidiu aproveitar a atenção da mídia para destacar os riscos sazonais que afetam a segurança digital, especialmente durante os meses de verão. “Durante o verão, diminui a capacidade de resposta a incidentes: menos pessoal, mais processos automatizados e um clima de permissividade operacional que facilita erros humanos”, indica Sancho Lerena, CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) da empresa. O setor de luxo e moda, acrescentam, é particularmente atraente para certos agentes maliciosos devido ao perfil de seus clientes e à sensibilidade dos dados que gerenciam.

Prevenir e Antecipar

Na opinião dos especialistas, reduzir a exposição a esse tipo de ataque requer abordagens mais amplas que as tradicionais. Não basta ter soluções reativas; trata-se de integrar recursos de detecção de anomalias, supervisão constante e análise de comportamento que permitam identificar padrões irregulares de atividade antes que ocorram danos reais. Também é recomendado contar com equipes técnicas especializadas, não depender de um único fornecedor de tecnologia e aprimorar a formação contínua da equipe. Essas medidas podem contribuir para reduzir tanto o risco de incidentes quanto o impacto operacional quando eles ocorrem.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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